segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Royal Society abre arquivos on-line sobre a revolução científica

 

A Royal Society, a instituição científica mais antiga do mundo, disponibilizou nesta semana aos internautas a consulta de seu arquivo histórico, formado por milhares de estudos que, como os de Isaac Newton e Charles Darwin, mudaram o curso da história mundial.

O serviço, gratuito, permite a consulta de mais de 60 mil documentos de três séculos de grandes descobertas e pequenos avanços que foram moldando o atual conhecimento científico, guardados no arquivo da sociedade, homenageada neste ano com o prêmio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades.

"Se todos os livros do mundo fossem destruídos e só sobrasse a revista da Royal Society 'Philosophical Transactions', não seria absurdo dizer que os fundamentos da ciência e do progresso intelectual dos últimos dois séculos estariam salvos", escreveu em 1870 o biólogo Thomas Huxley.

A Royal Society foi a primeira instituição do mundo a lançar, em 1665, uma revista que cumpria os padrões de controle imposto atualmente pelas publicações científicas mais renomadas. Entre os que passaram por esse crivo estiveram Isaac Newton, que publicou, em 1672, a "A Nova Teoria Sobre Luz e Cores", considerado seu primeiro escrito científico.

A ciência moderna avançou às cegas em seus primeiros passos, um percurso que pode ser acompanhado de perto pelo arquivo da Royal Society. Seu acervo guarda curiosidades como os escritos do astrônomo francês Adrien Auzout, que no século 17 publicou "The View From the Moon", no qual descrevia o aspecto que o planeta Terra deveria apresentar para "supostos habitantes" da Lua.

A Royal Society se inspirou nas ideias do cientista e filósofo inglês Francis Bacon (1561-1626) para criar uma instituição dedicada a expandir as fronteiras do conhecimento por meio do desenvolvimento da ciência, matemática, engenharia e medicina.

"A abertura do arquivo abre uma janela fascinante à história do progresso científico durante os últimos séculos, o que interessará a todos aqueles que queiram compreender a evolução da ciência", destaca a psicóloga Uta Frith, membro do comitê de bibliotecas da sociedade.

Os membros da Royal Society são escolhidos entre os cientistas que mais se destacam em suas respectivas áreas e, por ela, já passaram Isaac Newton, Charles Darwin, Albert Einstein, James Watson e Stephen Hawking.

Atualmente, a instituição conta com cerca de 1.500 membros, entre eles 75 vencedores de Prêmio Nobel, além de cinco representantes da família real britânica, como a rainha Elizabeth.

Confira o arquivo histórico da Royal Society no link: http://royalsociety.org/news/Royal-Society-journal-archive-made-permanently-free-to-access/.
(Folha de São Paulo)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

"Obrigada pela informação que você não me deu"

"Obrigada pela informação que você não me deu" é um post do Blog Competência Informacional para Bibliotecários superinteressante. Por isso, resolvi postá-lo aqui.
"Em tempos de redes sociais, falta de tempo e excesso de informações, chamar a atenção da audiência e ajudá-la a reter as informações essenciais são a chave do sucesso da comunicação. Nem sempre mais informação leva necessariamente à melhor decisão ou ao aprendizado efetivo. A competência em informação tem relação com conhecimento estruturado (com valor agregado) e relevância. Deixemos de lado o que não acrescenta, busquemos o que é essencial".
Acesse e assista a palestra de Normann Kestenbaum, um dos maiores experts em comunicação do Brasil, e saiba como estruturar melhor suas apresentações.

Fonte: Blog Competência Informacional para Bibliotecários

sábado, 8 de outubro de 2011

E-book - Biblioteca Nacional 200 anos: uma defesa do infinito

Encontra-se disponível para download na página da Biblioteca Nacional Digital na internet o livro que marca as comemorações dos 200 anos da Biblioteca Nacional. 
A obra Biblioteca Nacional 200 anos: uma defesa do infinito cataloga as cerca de 200 peças que integraram a exposição, que abriu os festejos, iniciados no ano passado e que se encerrarão no próximo 29 de outubro (quando a Biblioteca Nacional completará 201 anos). O texto de abertura é assinado pelo acadêmico Marco Lucchesi, curador da mostra.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Frases de Steve Jobs

De: http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/frases_que_marcaram_a_carreira_de_steve_jobs

Mais que um legado, Steve Jobs é sinônimo de inspiração. Ao longo de seus 56 anos de vida, o ex-CEO da Apple apresentou ao mundo produtos que revolucionaram não só o universo tecnológico, mas também nossas vidas.

Mesmo aparentando arrogância e desprezo pelas pesquisas de mercado, Jobs buscava a perfeição. E muitas de suas frases com certeza ficarão na história da empresa que fundou, a Apple. Veja algumas delas:

"Você quer ficar o resto da sua vida vendendo água com açúcar ou você quer uma chance de mudar o mundo?" (frase usada por Steve Jobs para convencer John Sculley, até então CEO da Pepsi, a assumir a Apple, em 1983)

"Eu trocaria toda a minha tecnologia por uma tarde na companhia de Sócrates." (Newsweekoutubro de 2001)

"Ser o homem mais rico do cemitério não me interessa. Ir para a cama à noite dizendo que fiz alguma coisa maravilhosa é o que importa para mim." (para o The Wall Street Journal, em 1993, quando perguntado sobre Bill Gates)

"Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar nas grandes escolhas da vida." (discurso na Universidade de Stanford, em 2005)

"Sinto como se alguém tivesse me dado um soco no estômago e tirado todo o meu fôlego. Estou com apenas 30 anos e quero ter a chance de continuar a criar mais coisas. Sei que tenho pelo menos mais um grande computador dentro de mim. E a Apple não vai me dar a chance de fazer isso." (para a revista Playboy, em 1987)

"É difícil pensar que uma empresa de dois bilhões de dólares com quatro mil funcionários não possa competir com seis pessoas vestindo calças jeans." (num evento da Apple, em setembro de 1985)

"Os botões do Mac OS são tão bem-feitos que você vai querer lambê-los." (Info, setembro de 2007)

"Acho que alguém assiste à TV para desligar seu cérebro. E trabalha no computador quando quer ligá-lo.” (Macworld, fevereiro de 2004)

"Na época eu não percebi, mas ser demitido da Apple foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido. O peso de ser bem sucedido foi substituído pela leveza de ser novamente um iniciante, com menos certezas sobre tudo. Isso me libertou para entrar num dos períodos mais criativos da minha vida." (discurso na Universidade de Stanford, em 2005)

"Seu tempo é limitado, então não gaste-o vivendo a vida de alguém. Não seja enganado por dogmas - enquanto está vivendo com os resultados do que as outras pessoas pensam. Não deixe que a opinião dos outros ofusque sua voz interior. E o mais importante, tenha a coragem para seguir seu coração e intuição. De alguma maneira eles sabem verdadeiramente o que você quer ser de verdade. Todo o resto é secundário."

"Eu sou a única pessoa que sabe que perdeu um quarto de bilhão de dólares em um ano. Isso é muita construção de caráter."

"Quando eu tinha 17 anos, li uma nota que dizia algo como 'se você viver cada dia como se fosse o último, algum dia você estará absolutamente certo.' Desde então, 33 anos depois, tenho olhado no espelho todas as manhãs e me perguntado: 'se hoje for o último dia da minha vida, gostaria de fazer o que vou fazer hoje?'. E sempre que digo 'não' por muitos dias seguidos, sei que preciso mudar alguma coisa."

"Lembrar-se que vai morrer é a melhor maneira que conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder."

"Você não pode conectar dois pontos olhando para a frente, e sim para trás, pois os pontos vão se conectar no futuro, de alguma maneira. Você tem de confiar em alguma coisa - seu corpo, destino, vida, karma, seja o que for. Essa aproximação nunca tem me deixado triste, e faz toda a diferença na minha vida."

"Ninguém quer morrer, mesmo aqueles que querem ir para o céu. A morte é um destino que nós todos temos, e ninguém pode escapar. E é assim que tem de ser, porque a morte é muito melhor que uma única invenção da vida. Ela limpa o velho para abrir caminho para o novo. Neste exato momento, o novo é você, mas algum dia não tão distante do agora você vai se tornar o velho. Desculpe por ser tão dramático, mas isso é bastante real."

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Steve Jobs - da vida ao marco histórico

Hoje fui surpreendida com a triste notícia da morte de Steve Jobs (1955-2011).
Perdemos o gênio da tecnologia. Jobs tinha uma inteligência fora do comum, na minha opinião.
Assisti hoje ao vídeo, veiculado no Twitter pelo Observatório da Imprensa, sobre um discurso de Jobs a formandos de Stanford.
Recomendo que assistam para conhecer a história de vida e luta deste homem que deixa a vida para se tornar um marco mundial.

Segue o vídeo que comentei, sendo que pelo UOL.

http://tvuol.uol.com.br/#view/id=famoso-discurso-de-jobs-para-formandos-de-stanford-em-2005-04020D1B3862D4892326/mediaId=12151864/date=2011-10-06&&list/type=tags/tags=1741/edFilter=editorial/