quinta-feira, 28 de março de 2013

Fundação Biblioteca Nacional tem nova presidência

Professor da UFF substitui Galeno Amorim, exonerado do cargo pela ministra da Cultura


Renato Lessa, cientista político e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi anunciado ontem pelo Ministério da Cultura como o próximo presidente da Fundação Biblioteca Nacional, substituindo Galeno Amorim, exonerado do cargo pela ministra Marta Suplicy.

"Aceitei o convite e fico muito honrado", disse Lessa em entrevista à Folha. "A responsabilidade é maior do que a honra com o convite."

Desde que assumiu a pasta, Marta criticou o modo como a fundação acumulou as políticas de livro e leitura - uma marca da gestão de Amorim -, em detrimento da manutenção de seu acervo, foco principal da instituição.

Em São Paulo, na inauguração da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin no último sábado, Marta reiterou o que chamou de "compromisso público" de "recuperar a Biblioteca Nacional e torná-la à altura de seu acervo".

"Galeno enfrentou uma máquina burocrática complexa, muito difícil e pesada. Ele certamente teve dificuldades", diz Lucília Garcez, que foi secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura. "Mas acho o Renato Lessa uma ótima indicação."

Em nota, Amorim diz que deixa o posto com a "consciência de dever cumprido". Ele lembrou que, em sua gestão, o público anual da Biblioteca aumentou em 700 mil pessoas e citou avanços na digitalização do acervo, que passou de 1 milhão para 9 milhões de páginas no total.

Manolo Florentino, titular da Fundação Casa de Rui Barbosa, diz que Lessa tem "condições e capacidade" de sanar os problemas do órgão.

"Ele não é homem de ocupar cargos sem ter um projeto em mente", diz Florentino. "Além do prestígio intelectual, ele tem muito boa experiência em gestão."

(Lucas Nobile e Silas Martí / Folha de São Paulo)

quinta-feira, 7 de março de 2013

Dia do Bibliotecário é comemorado em João Pessoa com Caminhada da Biblioteconomia

Na próxima terça-feira, dia 12 de março, é comemorado o Dia do Bibliotecário. Para marcar a data e promover uma integração entre profissionais e acadêmicos da área, a Associação Profissional de Bibliotecários da Paraíba, o Conselho Regional de Biblioteconomia, o Departamento de Ciência da Informação, a Coordenação do Curso de Graduação em Biblioteconomia e o Centro Acadêmico de Biblioteconomia promovem neste sábado, dia 09/03 a Caminhada da Biblioteconomia. A concentração será às 16h em frente ao Busto de Tamandaré, divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco.

 De acordo com a professora Jemima Marques de Oliveira, Presidente da Associação de Bibliotecários da Paraíba, a caminhada e alusiva às comemorações pelo Dia do Bibliotecário e tem como objetivo promover a integração entre profissionais e acadêmicos, mas, sobretudo, divulgar a profissão de bibliotecário. “Estamos seguindo os passos de outras Associações do Brasil que estão promovendo esta caminhada como, por exemplo, a Associação Catarinense de Bibliotecários que este ano já vai para a sua terceira edição da Caminhada da Biblioteconomia. Precisamos nos unir cada vez mais em prol da profissão do Bibliotecário, defendendo seu reconhecimento e seus espaços de atuação. É importante refletir e discutir sobre a realidade das bibliotecas e dos Bibliotecários. Nesse contexto, precisamos dar visibilidade à nossa profissão e discutir a situação das Bibliotecas no Estado da Paraíba”.
O Bibliotecário é o profissional qualificado para realizar processos de registro e transferência da informação. Este profissional se dedica ao tratamento da informação tornando-a acessível, independente do suporte informacional.
A Biblioteconomia na Paraíba tem sua origem na fundação do Curso de Graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal da Paraíba em 1969. O curso é um dos mais antigos do Brasil formando, na modalidade Bacharelado, há 44 anos, profissionais capacitados para atuar na organização, disseminação e gestão da informação.
O Dia do Bibliotecário é comemorado desde 1958 no Brasil, no dia 12 de Março, em homenagem a Manuel Bastos Tigre, que nasceu nesse dia, em 1882. Bastos Tigre foi um homem multifacetado, tendo sido ao longo da sua vida engenheiro, jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário, etc.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Oficina Representação da Informação através da semântica discursiva no campo da Ciência da Informação

A Oficina Representação da Informação através da semântica discursiva no campo da Ciência da Informação é um projeto de extensão no âmbito do Laboratório de Tecnologias Intelectuais – Lti do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraiba, coordenado pela Profa.Dra.Isa Maria Freire. O projeto recebe o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Programa de Extensão da Universidade Federal da Paraíba.

Esta ação de extensão é fruto da experiência da Profa.Dra.Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque, do Departamento de Ciência da Informação – DCI e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI, que em sua tese de doutorado em Letras utilizou a semântica discursiva como metodologia para indexar folhetos de cordel. Esta metodologia garante que um mesmo sistema ou sistemas afins usem os mesmos conceitos para representar documentos semelhantes, bem como facilitará a comunicação entre o indexador, o usuário e o sistema com a utilização de um mesmo vocabulário.

A criação da Oficina foi motivada por:

1) Perceber a necessidade de capacitar bibliotecários, no campo da representação temática da informação.

2) Contribuir, mediante a aplicação metodológica da semântica discursiva, na indexação de suportes informacionais.

Os encontros são desenvolvidos mediante aulas expositivas e exercícios práticos, com vistas ao desenvolvimento, discussão e aproveitamento das oportunidades de aprendizagem.

São duas oficinas, com aulas presenciais, com duração de 16h/a, ocorrendo:

a) 07 e 08 de março, das 8h às 12h, das 14h às 18h, no Auditório Azul do CCSA/UFPB. 
b) Adiada - (Aguardem nova data) - UFRN

Públicos:

1) Bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da UFPB – 30 vagas

2) Bibliotecários do Rio Grande do Norte – 40 vagas, sendo 10 para alunos do Curso de Biblioteconomia/UFRN.

domingo, 3 de março de 2013

Nomenclatura: Ciências da Informação ou Biblioteconomia?

Os estudantes do curso de ciências da informação da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Porto Velho, reivindicam a troca da nomenclatura do curso para biblioteconomia. Alguns universitários alegam que poderão perder as vagas garantidas em concursos públicos se a nomenclatura não for modificada. A Diretoria de Apoio às Políticas Acadêmicas da Unir afirma que já foi solicitado o pedido da troca, mas esperam a aprovação do Ministério da Educação (MEC).
Mais de 15 estudantes da Unir conseguiram passar em concursos públicos na área de biblioteconomia. Uma delas é a universitária Miriam Veiga que não sabe se conseguirá assumir o cargo. “Estamos prestes a entregar os nossos trabalhos de conclusão de curso e não temos a certeza se a Unir nos dará o diploma como bacharéis em biblioteconomia”, conta Veiga.

Além da troca da nomenclatura, os estudantes reclamam das condições oferecidas pela universidade. As aulas estão sendo ministradas em um prédio emprestado do curso de geografia onde também funciona o curso de arqueologia. “Já que estava tendo tantos problemas na universidade, não tem explicação para abertura de novas vagas”, ressalta a caloura Yasmin Lima.
Outra dificuldade enfrentada pelos universitários é a falta de professores que, segundo os alunos, apenas dois, que ministram as aulas, são formados na área. “A gente não tem um laboratório para complementar a nossa formação; a biblioteca fecha às 19h, sendo que este é o horário que começa nossas aulas, então fica impossível fazer aulas práticas na biblioteca”, reclama a estudante do curso Zane Santos.

A estudante do terceiro período Maria Auxiliadora se queixa das notas de sete disciplinas do curso que não constam no sistema da universidade. O departamento de curso não explica a situação, segundo a estudante e mais de 200 alunos estão sendo prejudicados.
A coordenadora de ingresso de docente da Unir, Marisa Albuquerque, explica que cada departamento dos cursos da universidade tem necessidades para ser atendidas. No caso do curso de ciência da informação, o departamento não mandou o requerimento da contratação de novos professores a tempo. “Foi designado quatro contratações para o departamento de ciência da informação dizendo qual é a necessidade deles, o que não foi feito”, explica Marisa.

Em relação a troca da nomenclatura, a diretora de apoio a políticas acadêmicas da Unir, Verônica Cordovil, informou que a alteração foi aceita pelo Conselho Superior Acadêmico em março de 2012 e que só falta a aprovação do MEC para fazer a mudança. 
Em nota, o chefe do Departamento de Ciências da Informação, Marcelo Batista de Oliveira, disse que há um processo de contratação de quatro professores em andamento desde setembro de 2012 e que sobre a falta das notas, procedimentos de regularização estão sendo tomados para sanar os possíveis casos de falta de notas ou disciplinas no sistema.