terça-feira, 28 de março de 2017

Lançado Número Especial da PG&C

O periódico científico Perspectivas em Gestão & Conhecimento (PG&C) acaba de publicar seu Número Especial. 

Este Número Especial de 2017 tem como temática:
"Gestão do Conhecimento, Eficiência e Inovação" e tem como competentes Editores o Presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento – SBGC, Dr. André Saito, e a Dra. Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos, Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.



Convidamos você, caro leitor do Blog Informação em Cena, a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse deste novo Número Especial.

sexta-feira, 3 de março de 2017

Livro, documentário e exposição frutos da parceria entre o IPHAN e o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mangueira

Quando souberam do tema que a Estação Primeira de Mangueira iria levar para a Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2017, "Só Com a Ajuda do Santo", pesquisadores, assessores técnicos e a presidente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Cultural (Iphan), Kátia Bogéa, rapidamente identificaram no enredo proposto pelo carnavalesco Leandro Vieira um espaço de diálogo entre o patrimônio cultural e o mundo das escolas de samba. 
 
A parceria foi selada pela presidente do Iphan, durante uma visita feita à escola em novembro do ano passado. Todo o processo também é parte integrante da série de celebrações programadas para este ano em função dos 80 anos do instituto, fundado em 1937, vinculado ao Ministério da Cultura. "Este ano completamos 80 anos trabalhando na defesa, na preservação, na salvaguarda e no fomento da memória nacional. Este esforço coletivo de décadas tem ganhado cada vez mais o reconhecimento da sociedade, sendo valorizado e difundido para o mundo em eventos internacionais como de grande relevância como os Jogos Olímpicos, e agora, o Carnaval do Rio de Janeiro", disse.

[...]

A colaboração entre o Iphan e a Mangueira renderá um livro, um documentário e uma exposição, que acontecerá entre os meses de julho e setembro, no Paço Imperial, no Centro do Rio de Janeiro. 
 
Quando a parceria começou a ser delineada, em setembro do ano passado, o Iphan decidiu produzir um making off de todo processo criativo de um carnavalesco a partir do trabalho de desenvolvido por Leandro na Mangueira. Dentro dessa proposta, a ideia é mostrar como se dá a construção de um desfile – da concepção do enredo ao dia da apresentação na avenida -, as parcerias, o trabalho nos barracões, os profissionais envolvidos etc. "Queremos exibir o saber e o fazer do samba carioca, que é um Patrimônio Cultural do Brasil", ressaltou Mauro Chaves.
 
A curadoria da exposição será feita pelo próprio Leandro e por técnicos do Núcleo de Educação Patrimonial do Iphan do Rio de Janeiro. "Meu propósito é poder unir artigos oficialmente reconhecidos como obras do patrimônio, entre as quais destaco objetos de arte sacra, oratórios, entalhes e a interpretação artística que o carnaval faz de todo esse conjunto. O intuito é ter uma peça sacra original e o mesmo objeto transformado em alegoria. Ou seja, um oratório do século 19 e um oratório construído em grandes dimensões para compor a cenografia de um desfile de escola de samba. Um ex-voto original e um outro feito em isopor por artesãos do carnaval carioca", adiantou Leandro Viera. 

[...]