sexta-feira, 12 de março de 2010

12 de março: Dia do Bibliotecário

O Dia do Bibliotecário é comemorado (desde 1958) no Brasil, no dia 12 de Março em homenagem a Manuel Bastos Tigre, que nasceu nesse dia, em 1882. Foi um homem multifacetado, tendo sido ao longo da sua vida engenheiro, jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário, etc. Em 1915, aos 33 anos de idade, deixou de exercer a engenharia e passou a devotar sua vida aos livros e à Biblioteconomia (um dos fatores que o induziu essa mudança foi o fato de ter conhecido anos antes, nos Estados Unidos, Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal). Trabalhou desde então no Museu Nacional, na Biblioteca da Associação Brasileira de Imprensa, na Biblioteca Nacional (1945-47) e de seguida mais de 20 anos na Biblioteca Central da Universidade do Brasil, onde exerceu o cargo de 1º Diretor. Faleceu em 2 de Agosto de 1957, aos 75 anos.
Manuel Bastos Tigre exerceu a profissão de Bibliotecário durante cerca de 40 anos, sendo considerado o primeiro Bibliotecário por concurso, no Brasil. O decano dos bibliotecários brasileiros foi um grande Bibliotecário, um homem que no dia-a-dia com os livros, por mais de 50 anos, aprendeu e ensinou a amá-los.

E o que dizer do Bibliófilo paulista José Mindlin? Falecido no último dia 28/02, o empresário tornou-se famoso por sua biblioteca particular composta por obras verdadeiramente preciosas, obras raras, primeiras edições. Responsável por idealizar a mais importante biblioteca privada do país, Mindlin a doou em 2006 para a Universidade de São Paulo. A figura do Bibliófilo José Mindlin continuará existindo cada vez que rememorarmos seu grande legado de amor e paixão pelos livros.

Por essas e outras personalidades, como forma de festejar o Dia do Bibliotecário que celebra uma profissão pouco divulgada, porém de suma importância social e científica, a Associação dos Bibliotecários Paraibanos, o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-15), o Fórum de Leitura e Biblioteca (FLITECA), o Departamento de Ciência da Informação (DCI/UFPB) e o Centro Acadêmico de Biblioteconomia organizaram uma programação especial para comemorar o Dia do Bibliotecário, nesta sexta-feira (12/03). A festividade começou às 11:00 horas com uma Sessão na Câmara dos Municipal de João Pessoa.

Perguntada sobre o objetivo e a importância da Sessão em comemoração ao Dia do Bibliotecário, a Presidente da Associação dos Bibliotecários Paraibanos Jemima Marques de Oliveira comentou que “é importante refletir sobre a realidade das bibliotecas e dos Bibliotecários, ressaltando a necessidade de políticas públicas para o livro e a leitura no município de João Pessoa e na Paraíba, atentando para a importância da democratização do acesso à informação como condição para a inclusão social, para o exercício pleno da cidadania e para a melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano. Nesse contexto, precisamos dar visibilidade à nossa profissão e discutir a situação das Bibliotecas no Estado da Paraíba”.


A Biblioteconomia na Paraíba

O Curso de Graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal da Paraíba teve início em 1969, uma trajetória de 40 anos formando profissionais capacitados para atuar na organização, disseminação e gestão da informação.
O profissional formado em Biblioteconomia no país tem sido requisitado por várias instituições como bibliotecas, centros de informações de indústrias e empresas, redes de televisão, dentre outras instituições. Também não se pode esquecer do mercado cada vez mais crescente marcado pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs)
Assim, o perfil do Profissional Bibliotecário hoje, trabalhado pelo curso de Biblioteconomia da UFPB, contempla uma consistente formação teórica, diversidade de conhecimento e de práticas, que se articulam ao longo do curso, que tenha visão interdisciplinar com clara consciência em cidadania, preocupado, sobretudo, em ser habilitado a atender às necessidades de informação oriundas dos diversos setores da sociedade.

Modalidade do Curso de Graduação em Biblioteconomia: Bacharelado
Duração do Curso: 10 períodos letivos
Turno: noturno
Corpo docente: composto por 17 Professores Mestres e 13 Professores Doutores

Nenhum comentário:

Postar um comentário