domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ranking web das universidades

Mensagem postada por Isidro F. Aguillo na lista EDICIC. A mensagem indica que:

• Esta nova edição do ranking, janeiro/2011, inclui 12.000 instituições de ensino superior, classificadas de acordo com a sua performance na web.
• São também analisados: a presença na web, os resultados de pesquisa e a visibilidade e impacto internacional das universidades;
• Recursos úteis para os pesquisadores, acadêmicos, reitores, diretores, estudantes e candidatos;
• Tal ranking foi desenvolvido pelo Laboratorio de Cibermetría do CSIC

A divulgação foi realizada no dia 03 de fevereiro de 2011 pelo Laboratorio de Cibermetría. Trata-se do ranking mundial com a mais ampla cobertura geográfica, uma vez que fornece informações sobre mais de 12.000 instituções de educação superior de todo o mundo.

Tal ranking se pode consultar no endereço:

http://www.webometrics.info/

Esta edição apresenta inúmeras novidades, incluindo uma versão atualizada do Diretórioo, com clasificações regionais e novos métodos para calcular melhor o impacto acadêmico da presença das universidades na web.

A nova metodologia de cálculo se concentra não apenas nos resultados das pesquisas científicas, mas também em outras atividades ou missões acadêmicas como o ensino, o compromisso com a sociedade e a transferência do conhecimiento e da tecnologia. O ranking web oferece uma informação contrastada sobre as melhores instituições a nivel local e internacional.

Os principais resultados desta edição são:

• Dominio dos EUA. O ranking é encabeçado pelo MIT e pela Universidade de Harvad, seguidas pela Universidade de Stanford e Berkeley. Nas 200 primeiras posições existem 115 universidades dos EUA, 16 das quais são universidades canadenses.
• Exclusão digital acadêmica. A distância entre as universidades americanas, européias e asiáticas se mantém. Somente 59 instituições européias aparecem entre as 200 primeiras universidades deste ranking. Nestas 200 posições, incluem-se 10 do Reino Unido, que encabeçam em sua região: Cambridge e o University College de Londres entre as melhores classificadas da Comunidade Européia.
• Consequência das barreiras linguísticas. A globalização da Web penaliza a visibilidade internacional das universidades francesas, japonêsas e coreanas. As instituições da Austrália, Escandinavia, Singapura e surpreendentemente Taiwan mostram um rendimiento próximo aos das universidades canadenses.
• O tamanho é um fator relevante nos países emergentes. USP no Brasil, UNAM no México e, Pekín e Tsinghua na China são exemplos positivos a se considerar. Nenhuma universidade da Índia aparece entre as 500 primeiras posições.
• As políticas de acesso livre. Os resultados mostram que muitas universidades estão colocando em marcha grandes repositorios de documentos científicos, o que permite a elas ganhar posições no Ranking. Ao contrário, no entanto, existem algumas instituições com dois ou mais domínios web. Não se trata de uma prática saudável, pois prejudica não apenas o seu posicionamento no ranking, como também sua visibilidade global nos motores de busca.

Ainda que a Universidade Complutense esteja classificada em 110 na classificação global e 21 entre as universidades européias, nenhuma aparece entre as 100 primeiras posições do ranking. Segem-na, a Universidade Politécnica de Madrid, na posição 175, a Universidade de Sevilla na posição 190 e Granada na posição 213.

O Laboratorio de Cibermetría pertenece ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior organismo científico público na Espanha e uma das redes de centros de pesquisa mais importantes da Europa.

O Laboratorio de Cibermetría publica vários portais de informação científica, incluindo o ranking Webometrics de Centros de Investigación (http://research.webometrics.info), Hospitales (http://hospitals.webometrics.info), Escolas de Negocios (http://business-schools.webometrics.info) e Repositórios (http://repositories.webometrics.info).

Sobre o projeto Rankings
Os Rankings Web são publicados desde 2004, analisando más de 45.000 organizações acadêmicas e de pesquisa de todo o mundo. Cerca de 20.000 instituções de educação superior estão incluídas no Catálogo de Universidades, provávelmente o maior e mais atualizado (uma nova edição aparece todo os meses de janeiroe julho) diretório do mundo com domínios web.

Contato: Isidro F. Aguillo, HcDr
Laboratorio de Cibermetría
Fonte: Blog do Kuramoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário