domingo, 12 de junho de 2011

Bibliotecas que merecem entrar para o seu roteiro

Se hoje todos nós sabemos como é útil ter num mesmo lugar livros, periódicos e documentos para consulta, isso se deve a um antigo monarca de nome quase impronunciável. Foi o rei Assurbanipal II quem resolveu criar a primeira biblioteca do mundo na Assíria (local onde hoje fica o Iraque), há 2.700 anos! Sem saber, ele estava dando o pontapé inicial para o a criação das inúmeras bibliotecas que hoje se espalham por todas as partes.

Mas a primeira biblioteca realmente pública do mundo foi inaugurada somente no ano de 1833, na pequena cidade de Peterborough, nos Estados Unidos, e se consagrou como um novo marco na história, já que fez do conhecimento um bem público. A ideia foi tão boa que a biblioteca pública é considerada hoje a maior franquia concebida pelos norte-americanos, superando em alcance global negócios como a Starbucks e o McDonald's.

No Brasil, esses espaços ainda não são tão aproveitados pela população quanto poderiam, mas nós temos muitos motivos para mudar este cenário. Algumas das nossas bibliotecas são tão belas que merecem uma visita tanto para uma boa tarde de leitura, quanto para um passeio mais contemplativo. Confira nossa seleção e aventure-se pelo maravilhoso mundo dos livros!

1 – Recém-reformada, a Biblioteca Mário de Andrade foi inaugurada no ano de 1926 e é uma das edificações protagonistas do centro histórico de São Paulo. Segunda maior do Brasil, só perdendo para a Biblioteca Nacional (ver abaixo), ela teve suas instalações, projetadas pelo arquiteto francês Jacques Pilon e é considerada um marco do estilo Art Déco. Se o prédio é uma atração a parte, não resta dúvidas quanto a importância de seu acervo, com diversas raridades, entre elas livros que datam do século 15, manuscritos de personalidades como Rui Barbosa e cerca de 500 mapas raros, muitos dos quais também podem ser acessados online.

Quando visitar: segunda a sexta, das 8h30 às 20h30; sábado, das 10h às 17h.

2 – Maior acervo público do país do país, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro está abrigada desde 1910 num imponente prédio em estilo eclético no bairro da Cinelândia. Ao lado do Teatro Municipal e do Museu Nacional de Belas Artes, ela compõe um belíssimo conjunto arquitetônico no coração da capital fluminense. Uma curiosidade é que a biblioteca já existia bem antes do prédio e ocupava lugares improvisados que, com o passar do tempo, iam ficando pequenos para abrigar tamanha quantidade de livros e documentos. Hoje, com 9 milhões de itens no acervo, a Biblioteca Nacional, para orgulho de todos nós brasileiros, é considerada pela Unesco como a sétima maior biblioteca nacional do mundo, sendo a mais expressiva da América Latina!

Quando visitar: segunda a sexta das 9h30 às 17h30.

3 – Outro exemplar que integra um belo conjunto arquitetônico é a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte. Concebida em 1954 pelo então governador Juscelino Kubitschek, o prédio projetado por Oscar Niemeyer tem curvas peculiares que se harmonizam com edifícios de diferentes estilos na Praça da Liberdade, um dos pontos turísticos da capital mineira.

Quando visitar: segunda a sexta, das 8h às 20h; sábado, das 8h às 12h.

4 – Diferente dos grandes edifícios que vimos até agora, esta outra biblioteca pública se destaca pela dedicação de uma só pessoa. Criada em 1995, a Biblioteca Escola Crescimento Infantil (Becei), no humilde bairro de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, é um recanto de cultura. Fundada na sala da casa de Claudemir Cabral, que na época tinha apenas 15 anos, a biblioteca ganhou uma sede própria e hoje já possui 11 mil livros em seu acervo. Prova de que é possível fazer a diferença!

Quando visitar: segunda a sexta 10h às 22h; sábado das 12h às 22h; domingos e feriados nacionais das 12h às 18h.

5 - No centro de Porto Alegre encontramos a bela bilbioteca infantil Lucilia Minssen sediada na Casa de Cultura Mário Quintana, que por sua vez fica instalada num antigo hotel de luxo. O famoso Majestic, onde o escritor gaúcho Mário Quintana viveu entre 1968 e 1982, foi transformado em um espaço dedicado a imortalizar a história deste que foi um dos maiores poetas do Brasil. O quarto onde ele viveu permanece preservado do mesmo jeito até hoje. Local de encontros, festivais e confraternizações, o centro cultural é referência no país e tem a literatura como carro-chefe.

Quando visitar: segundas das 14h às 21h; terças às sextas das 9h às 21h; sábados e domingos das 12h às 21h.

6 – Apesar de ser totalmente digital, a Biblioteca de Obras Raras e Especiais da Universidade de São Paulo também vale uma visita. Seu site é uma boa viagem pelo tempo, pois permite a qualquer navegante embarcar em centenas de obras de séculos passados sem ter que sair do lugar. Um dos destaques do acervo é um exemplar da Crônica de Nuremberg (também conhecido como Liber Chronicarum), uma história do mundo recheada de ilustrações góticas e escrita em 1493.

Fonte:
http://www.bomdehumor.com.br/materia/3302-Bibliotecas_que_valem_o_passeio.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário