terça-feira, 12 de julho de 2016

UFPE e UFRN no ranking das revista Times Higher Education


Ranking da revista inglesa THE é considerado um dos mais relevantes na área de educação superior
As universidades federais de Pernambuco (UFPE) e a do Rio Grande do Norte (UFRN) constam entre as 50 melhores instituições de ensino superior da América Latina. A classificação publicada na quinta-feira, 7, pela revista inglesa Times Higher Education (THE), mostrou que as nordestinas alcançaram a 21ª e a 31ª posições, respectivamente no ranking.
Das cinco primeiras colocadas na América Latina três são brasileiras: pela ordem, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Pontifícia Universidade Católica do Chile, a Universidade do Chile e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O ranking é considerado um dos mais relevantes na área de educação superior.
A avaliação considera cinco grupos de critérios: ensino (ambiente de ensino), pesquisa (volume, investimento e reputação), citações (influência da pesquisa), perspectiva internacional (docentes, estudantes e pesquisadores) e transferência de conhecimento para a indústria (inovação).
Evolução
Informada a respeito desse desempenho da UFRN em âmbito continental, a reitora Angela Maria Paiva Cruz, observou que esse é um dos resultados do esforço institucional na busca da excelência no ensino, na pesquisa, extensão e inovação.  “Mas não chegaríamos a essa qualidade no ensino superior do RN se não fizéssemos a expansão regional, por meio da interiorização, e internacionalização, via acordos bilaterais de cooperação técnica para estudos de graduação e desenvolvimento de pesquisa”, colocou a reitora.
A gestora da UFRN fez questão de reconhecer a pesquisa como um elemento fundamental para a evolução da UFRN. “De 2011 para cá já ultrapassamos mais de 100 pedidos de patente, registro e/ou certificação de processos e produtos gerados por pesquisadores das mais diferentes áreas do conhecimento. Isso faz o diferencial de uma universidade”, disse Angela Paiva.
Times Higher
Anteriormente chamada de The Times Higher Education Supplement, Times Higher Education – THE - é uma revista inglesa que publica notícias, artigos e opiniões sobre educação superior.  Faz, também, rankeamento de instituições desse nível de ensino. Esse ranking é uma das três classificações internacionais de universidades mais influentes e observadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário