sexta-feira, 31 de outubro de 2014

SBPC divulga tema e datas da próxima Reunião Anual


De 12 a 18 de julho de 2015 acontece o maior evento de ciência no campus da UFSCar, em São Carlos, SP

Luz, Ciência e Ação”. É este o tema central definido para a 67ª. Reunião Anual que acontecerá entre os dias 12 e 18 de julho de 2015 no campus da Universidade Federal de São Carlos, em São Carlos, SP. O tema escolhido é alusivo ao Ano Internacional da Luz, que em 2015 será celebrado em diversos países, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde.
A alusão às tecnologias associadas à luz são, de acordo com a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader, bastante condizentes com o ambiente de alta tecnologia propiciado pelas instituições de pesquisa, desenvolvimento e ensino superior instaladas em São Carlos. “A cidade abriga duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), duas universidades públicas (a UFSCar e campus da USP), e dois parques tecnológicos, que certamente englobam diversas empresas de tecnologia de ponta. Existe ali uma grande concentração do que chamamos de “hard sciences”, vocação encontrada apenas em algumas poucas cidades do País, o que será um diferencial para a realização do nosso evento,” ressalta Nader.
A escolha da UFSCar para sediar a 67ª. Reunião Anual foi uma demanda da própria universidade para a SBPC. Targino de Araújo Filho, reitor da UFSCar e professor de engenharia na mesma universidade desde 1979, afirma que “a expectativa (com a reunião) é grande e a melhor possível. Já estamos trabalhando intensamente para receber os participantes da 67ª Reunião Anual como um grande evento, que muito nos orgulha, especialmente por acontecer no marco das comemorações dos 45 anos da UFSCar”, comemora Targino.
Para o reitor, o evento será uma oportunidade ímpar para toda a comunidade acadêmica, não apenas da UFSCar, mas também das demais instituições que tornam São Carlos conhecida como a “Capital da Tecnologia”: “Vejo, por exemplo, a oportunidade de diálogo, de conhecimento e reconhecimento entre os diferentes grupos de pesquisa, que, mesmo trabalhando tão próximos, às vezes não contam com esses espaços de encontro e debate como os que a Reunião oferece. É também uma oportunidade de ampliar a visibilidade, junto a diferentes públicos, do conhecimento que é produzido em nossas instituições,” disse o reitor.

Programação
Embora o tema central tenha forte conteúdo tecnológico associado à luz, a presidente da SBPC ressalta que todas as áreas do conhecimento serão contempladas na programação científica, como sempre ocorre nas reuniões anuais. “O tema da luz está vinculado a todas as áreas e tem implicações diretas também no campo das humanidades. Portanto, estamos chamando todas as sociedades científicas a participarem ativamente da nossa próxima reunião anual”, conclama Helena Nader. 
A 67ª. Reunião Anual da SBPC será aberta no dia 12 de julho, domingo e se estenderá até o sábado, dia 18, quando será realizado pela segunda vez o Dia da Família na Ciência. Essa nova atividade obteve grande participação de público em sua primeira edição, realizada no último dia da 66ª. Reunião Anual, na Universidade Federal do Acre, em julho de 2014. Também será organizada a ExpoT&C, mostra de ciência e tecnologia, com uma maior participação de empresas de base tecnológica, devido ao ambiente propício da cidade de São Carlos. Ainda pela segunda vez acontecerão os eventos simultâneos SBPC Extrativista e SBPC Indígena, realizados pela primeira vez com sucesso, durante a última reunião anual no Acre.
O reitor Targino comenta que durante uma semana em 2015, “seremos o local, o foco das discussões sobre as políticas, os desafios e as diretrizes para as Ciência, Tecnologia e Inovação brasileiras. A UFSCar é reconhecida por alguns princípios e características que a acompanham desde o início de suas atividades, como, por exemplo, a qualidade e excelência de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão; seu pioneirismo e sua ousadia; e o forte compromisso social, dentre outros. Queremos que essas características estejam refletidas no evento que proporcionaremos, e isto é muito importante para nós, essa associação entre a história e o papel de nossa instituição e a história e o papel da SBPC, tão relevantes para o desenvolvimento de nosso país.

(Fabíola Oliveira / Jornal da Ciência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário