sábado, 1 de novembro de 2014

Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação é lançado pelo IBICT


Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação é lançado pelo IBICT


O Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação, uma publicação eletrônica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), foi lançado nessa quarta-feira (29/10/2014), durante o XV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Enancib 2014). De autoria da pesquisadora e professora do IBICT, Lena Vania Ribeiro Pinheiro, a obra conta com 384 páginas e foi lançada em versão online, disponível para consulta ou download no portal do IBICT (www.ibict.br).
Segundo a pesquisadora Lena Vania, o tesauro é um instrumento importante não somente para o IBICT, mas também para professores, pesquisadores, profissionais, instituições de informação em geral e alunos nas atividades de indexação e recuperação de informações da área, em periódicos, bases de dados, repositórios, catálogos, bibliotecas digitais, isto é, em serviços e produtos de informação. “Na vastidão de informações, sobretudo no ciberespaço, uma ferramenta desta natureza é fundamental para recuperar e acessar informações com precisão”, acrescentou.
A professora do IBICT explicou que a concepção do Tesauro teve início no seu doutorado, iniciado em 1991, quando, então, foi definida a estrutura, a espinha dorsal da publicação. “A etapa seguinte, a classificação de Ciência da Informação, foi desenvolvida durante a minha participação em uma pesquisa internacional coordenada pelo Professor Chaim Zins, de Israel, da qual participaram quase cinquenta pesquisadores de inúmeros países, inclusive três do Brasil”, salientou. Lena Vânia conta que a elaboração do Tesauro durou cinco anos, em projeto do IBICT financiado pela FINEP, e teve a colaboração imprescindível de Helena Dodd Ferrez, na qualidade de bolsista do IBICT. “Na verdade, posso afirmar, o Tesauro é fruto de toda uma vida”, frisou ela.
De acordo com Emir Suaiden, diretor da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB), a recuperação da informação foi e continua sendo questão central na Ciência da Informação, desde o seu surgimento como campo científico até hoje. Segundo ele, com os avanços da ciência e tecnologia e a era da sociedade da informação, a Internet e a proliferação vertiginosa de informações, os tesauros são instrumentos essenciais na busca e acesso à informação. A consistência, precisão e relevância da informação constituem qualidades básicas nesse processo e dependem principalmente de tesauros.
Entre os poucos tesauros de Ciência da Informação existentes no mundo, Emir Suaiden  cita o dos Estados Unidos, da Association for Information Science and Technology - ASIS&T. “O IBICT devia essa obra àqueles que lidam com as questões de linguagem documentária, uma vez que a iniciativa da construção de um tesauro em Ciência da Informação, de 1989, não chegou a ser publicada, ficou restrita ao uso interno e não teve continuidade”, lembrou.

Fonte: Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Nenhum comentário:

Postar um comentário