sábado, 19 de setembro de 2015

9ª Primavera dos Museus

Caros seguidores do Blog Informação em cena,

Antes de mais nada peço desculpas por tanto tempo sem postar no blog.
Mas, enfim, estou de volta para compartilhar informação que considero importante aos amantes dos equipamentos culturais (arquivos, bibliotecas, museus, dentre outros).
Trata-se da 9ª Primavera dos Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e pela Secretaria de Políticas Culturais (SPC), órgãos integrantes do Ministério da Cultura (MinC).
Vejam informações pormenorizadas abaixo:


O Ibram e a SPC, órgãos integrantes do MinC, participam das atividades da Primavera dos Museus 2015, com eventos gratuitos programados para o dia 25 de setembro (sexta-feira), na sede do Ibram em Brasília (DF).

A programação será transmitida ao vivo através do site do Ibram.

Museus no Brasil: caminhos percorridos e um olhar para novos desafios é o tema da 3ª edição dos Colóquios Museológicos Ibram, que acontece a partir das 11h. A convidada é a Doutora Cristina Bruno, diretora do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP).
Bruno é museóloga e doutora em Antropologia. Tem larga experiência na área de Museologia, com ênfase para Projetos de Planejamento Museológico e Comunicação Museal, atuando principalmente nos temas teoria museológica, historicidade dos processos museológicos, gestão museológica, museologia brasileira e musealização da arqueologia.
O MAE/USP é um museu universitário que tem sob a sua guarda um rico acervo de Arqueologia e Etnologia, realizando divulgação científica por meio de exposições e outras atividades educativas. Seus professores e alunos desenvolvem pesquisa de ponta nestas duas áreas, como também em Museologia.

“Esperamos que essa seja uma contribuição importante para colaborar nas discussões sobre o papel dos museus. Queremos fazer uso da sede e dos equipamentos de forma mais completa e transformar o Ibram em um verdadeiro um centro de estudos museológicos”, afirma Carlos Roberto Brandão, presidente do Ibram, sobre os Colóquios Museológicos.

Acervos digitais

A partir das 14h30, tem início um conjunto de apresentações em torno do tema Acervos digitais de cultura e os caminhos para uma política nacional, organizadas pela Coordenação-Geral de Cultura Digital da SPC.

Nos últimos anos, o MinC tem ampliado as discussões e feito esforços para que os acervos da cultura no ambiente digital, especialmente nos aspectos relacionados à digitalização, disponibilização, preservação e acesso, tornem-se parte de uma política pública que contemple a diversidade cultural brasileira na internet.

Neste dia 25, os interessados terão um panorama do estado atual de iniciativas em torno dos acervos digitais em andamento no âmbito do MinC.

Editais com foco em pesquisadores, realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o desenvolvimento de uma solução tecnológica para disponibilizar  acervos online, realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás, e a participação da SPC nos Diálogos Setoriais Brasil-União Europeia 2015 serão apresentados neste dia.

Também acontece uma palestra de Sueli Mara Ferreira, professora titutar da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) - campus de Ribeirão Preto – com o tema Digitalização como processo social no âmbito de uma política nacional de acervos.

Outras informações sobre a programação podem ser obtidas pelos endereços eletrônicos ascom@museus.gov.br e culturadigital@cultura.gov.br.
Confira o Guia da Programação da 9ª Primavera dos Museus para outros eventos em todo o Brasil.

Fonte: Boletim Eletrônico e-museus do IBRAM
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário