sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Centro de Memória da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Especialista fala sobre a importância da construção de um centro de memória que represente as ações da instituição ao longo de sua história e fortaleça seu desenvolvimento futuro
Preservar a memória de uma entidade é manter a sua história viva e, assim, fortalecer o seu desenvolvimento. Para isso, é importante conservar e organizar documentos de várias naturezas, como cartas, publicações, imagens, objetos. Com essa premissa, a professora Ana Maria Camargo, doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP) e uma das integrantes da Comissão da Memória da SBPC, apresentou uma palestra para os funcionários e colaboradores da instituição com dois objetivos: explicar a importância do “Centro de Memória da SBPC” – que resguarda, por meio de materiais e suportes variados, um misto de arquivo, biblioteca e museu; e para esclarecer a importância do trabalho individual na construção desse novo “espaço”.
O “Projeto Memória SBPC” foi criado em agosto de 2004 e já passou por várias etapas: levantamento, organização, conservação, restauração e análise descritiva do material acumulado nos seus quase 70 anos de existência. Em março de 2015, a SBPC retomou o projeto com uma nova equipe, coordenada pela historiadora Áurea Gil. Desde então, o acervo foi reorganizado e ganhou um espaço físico na sede da instituição. Em breve, estará disponível também em uma plataforma digital. O objetivo é criar um acervo da entidade, que estará disponível a estudantes, pesquisadores e tantos outros interessados em conhecer e estudar a trajetória dessa tão importante sociedade e seu trabalho para o desenvolvimento cientí­fico nacional.
Durante sua explanação, Camargo explicou que um centro de memória é uma área, setor ou unidade – dentro de cada instituição – que tem como objetivo reunir, organizar, conservar e produzir conteúdo a partir da memória institucional, presente tanto na documentação histórica da organização quanto na memória de seus colaboradores e de outros atores relacionados à vida da instituição.
Para ela, este espaço tem como objetivo resgatar e criar um elo entre o passado e o presente, tornando-se grandes setores de consultas para a instituição. “Os documentos são a matéria prima da memória institucional, em sua demanda por informação qualificada. O arquivo tem que representar a instituição”, disse.
Construir coletivamente
Segundo a historiadora, a memória de uma organização está também nos indivíduos que fazem parte da história da instituição. “É papel também desse Centro coletar a memória dessas pessoas, utilizando diversos arquivos, como por exemplo, recortes de jornais, fotografias da trajetória individual de cada um”, disse.
Claudia Masini d’Avila-Levy, secretária geral da SBPC, também destacou a importância da colaboração de todos que fazem parte da instituição. “A integração de todos com o projeto é fundamental para construirmos coletivamente uma história, um presente e um futuro para a SBPC”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário