sábado, 1 de dezembro de 2018

Exposição Caminhos da Educação Patrimonial

Estimados seguidores do Blog Informação em cena,

     Compartilho com vocês a abertura da Exposição Caminhos da Educação Patrimonial, ontem, dia 30 de novembro de 2018, na Escola Estadual Cidadã Integral Presidente João Goulart, no bairro Castelo Branco, em João Pessoa.
A Exposição Caminhos da Educação Patrimonial foi idealizada como síntese das atividades de Educação Patrimonial desenvolvidas pelo Projeto de Extensão intitulado “(In)Formação patrimonial como instrumento de promoção e vivência da cidadania” no âmbito do Programa de Bolsa de Extensão (PROBEX) Edição 2018 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O referido projeto possui vinculação à Rede de Pesquisa e (in)formação em Museologia e Patrimônio (REDMUS) da UFPB. Constituiu-se objetivo do projeto desenvolver atividades práticas de informação e educação patrimonial junto aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cidadã Integral Presidente João Goulart, como forma de provocar nos estudantes atitude protagonista de (re)conhecimento, uso e apropriação dos bens culturais que compõem o Patrimônio Cultural Brasileiro.
A informação é essencial para promover a conscientização de que o patrimônio cultural é um bem coletivo e que precisa ser preservado. A informação patrimonial constitui-se insumo para a educação patrimonial. Esta, por sua vez, é compreendida como um processo permanente e sistemático de trabalho educacional, centrado no patrimônio cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. As bases para a educação patrimonial se encontram no conhecimento crítico e na apropriação consciente pelas comunidades acerca do seu patrimônio.
O projeto “(In)Formação patrimonial como instrumento de promoção e vivência da cidadania” ancorou-se na metodologia de atividades práticas de educação patrimonial da Educadora e Arquiteta Evelina Grunberg, que adota as seguintes etapas: Observação (como primeira estratégia de percepção sensorial do patrimônio cultural), Registro (do patrimônio cultural observado), Exploração (do patrimônio cultural observado e registrado) e Apropriação (do patrimônio cultural, observado, registrado e analisado).
     A abertura da Exposição Caminhos da Educação Patrimonial apresenta algumas das atividades desenvolvidas pelo projeto. Para além disso, é uma manifestação da certeza que temos de que a informação e a educação patrimonial propiciam que estabeleçamos relação de afetividade e sentimento de pertença ao patrimônio. Não só isso, mas propiciam que sejamos agentes transformadores da preservação do patrimônio cultural que faz parte da nossa própria história.
Nossos agradecimentos ao Diretor da Escola, Professor Felipe Baunilha, ao corpo docente e técnico da Escola e, especialmente, a cada um dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio (Turma: Eventos) envolvidos no projeto.

Foi imensamente prazeroso estar com vocês!

Luciana Costa
Coordenadora do Projeto de Extensão















Nenhum comentário:

Postar um comentário